top of page

ACERTE COM AS EXPERIÊNCIAS DOS OUTROS!

 

Principais motivos de PENDÊNCIAS e RECOMENDAÇÕES que saem nos pareceres do CEP:

PENDÊNCIAS DOCUMENTAIS:

  • O arquivo do "Projeto Detalhado" deve ser no FORMATO  PDF ou DOC, pois alguns trechos do projeto serão transcritos no parecer e estes formatos facilitarão o processo;

 

  • Anexe apenas documentos legíveis! (sejam eles: declarações, ofícios, etc - documentos que contêm assinaturas - , que normalmente são escaneados ou tirado foto;

 

  • TODOS os Pesquisadores Colaboradores tem que fazer a declaração se comprometendo em observar a Resolução CNS nº 466/2012. Se tiverem muitos, para facilitar, faça apenas uma declaração onde todos deverão assinar;

 

  • Na FOLHA DE ROSTO deve conter a qual Instituição Proponente o Projeto está vinculado. A identificação das assinaturas deve conter, com clareza, o nome completo, a função e o carimbo de quem assina. (Acesse o manual, página 27, e veja como vincular a Instituição);

 

  • É importante que no CRONOGRAMA venha com o compromisso explícito do pesquisador de que a pesquisa somente será iniciada após aprovação do CEP, além de conter também o PERÍODO DE RETORNO DOS RESULTADOS aos participantes e/ou instituição, seja em termo de retorno social, acesso aos procedimentos, produtos ou agentes da pesquisa. NÃO ESQUEÇA de explicitar o ano de início e término.

 

  • Lembre-se do Instrumento de coleta de dados. Anexe todos que você irá utilizar na pesquisa. Os mais usados são: questionário, roteiro de entrevista, formulário com os dados que serão colhidos em prontuário, etc.;

PENDÊNCIAS NO ORÇAMENTO:

  • Esclareça a CONTRAPARTIDA da instituição, ou seja, o apoio que ela dará ao estudo (Ex.: disponibilidade do professor orientador se for instituição de ensino superior, laboratórios de informática ou outros afins à pesquisa, Biblioteca, infraestrutura de Núcleos de pesquisa etc,).

PENDÊNCIAS NO TCLE:

  • TODA pesquisa possui RISCOS (desconfortos) aos participantes! Você terá que expor no TCLE quais são e informar quais providências serão tomadas pelos pesquisadores caso ocorram. Ex.: constrangimento do participante para responder alguma pergunta na entrevista/questionário.

 

  • Incluir a possível INDENIZAÇÃO caso ocorra algum dano oriundo da pesquisa. "O participante da pesquisa que vier a sofrer qualquer tipo de dano resultante de sua participação na pesquisa, previsto ou não no Registro de Consentimento Livre e Esclarecido, tem direito a assistência e a buscar indenização." (Resolução CNS 510/2016, Art 18, § 2º)

 

  • É necessário que o pesquisador garanta no TCLE o retorno dos resultados aos participantes da pesquisa. Ex.: fazer palestra, expor os resultados em panfletos, etc.

 

  • Sua entrevista tem gravação? Então garanta ao participante a escuta da mesma, ficando a critério dele modificar/excluir alguns trechos ou a entrevista completa. 

 

  • Para que os participantes tirem dúvidas sobre a pesquisa, NÃO utilize telefones e endereço pessoal, use apenas o telefone institucional (do departamento/setor que você será encontrado),assim como o endereço: utilize o institucional. 

 

  • Caso sua pesquisa seja feita com menores de 18 anos, não esqueça do TERMO DE ASSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TALE). É importante que ele tenha uma linguagem CLARA (substitua os termos técnicos por uma linguagem mais acessível/informal) para que crianças e adolescentes entendam, afinal eles também tem direito de saber do que se trata a pesquisa além de poder escolher se quer ou não participar dela. E para os PAIS, terá que ser feito o TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO, o famoso TCLE! que também deverá ter um linguagem acessível para os mesmos.

bottom of page