top of page
Buscar
  • cepuefs

Cursos gratuitos: Pesquisa clínica

A pandemia de COVID-19 reforçou a importância da formação e capacitação de profissionais em pesquisa clínica para aperfeiçoamento na condução e análise dos ensaios clínicos e contribuição com evidências que podem promover mudanças e melhorias na saúde. O Ministério da Saúde e o Hospital Moinhos de Vento, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS - PROADI-SUS, oferecem 12 cursos gratuitos e autoinstrucionais, de curta duração, por meio de educação à distância, visando a habilitar profissionais que já trabalham ou pretendem iniciar sua carreira na área da pesquisa clínica.


Estes cursos já certificaram mais de 10.000 pessoas de todo o Brasil. Cada curso possui cronograma próprio, e alguns já estão em sua quarta edição. A novidade para o ano de 2021 é o curso Introdução à Epidemiologia Clínica, com carga horária de 20h, disponível até junho. Este curso abordará o delineamento de estudos observacionais e de intervenção, revisão sistêmica e meta-análise e prevenção de vieses.

Os cursos fazem parte do eixo de “formação em pesquisa clínica” previsto no Plano de Ação de Pesquisa Clínica no Brasil (consulte aqui), cujo objetivo é aumentar a capacidade do país em desenvolver e atrair pesquisas clínicas, com vistas ao fortalecimento do SUS.

Conheça os cursos ofertados:

[NOVO] Introdução à epidemiologia clínica (20h)

Prática clínica baseada em evidências e o contexto da Pesquisa Clínica - 4ª EDIÇÃO (4h)

Ética em pesquisa clínica: aspectos práticos - 4ª edição (6h)

Elaborando um protocolo de ensaio clínico randomizado: racional, objetivos e delineamento do estudo (ECR-I) – 4ª edição (10h)

Elaborando um protocolo de ensaio clínico randomizado: população, intervenções/exposições, randomização, desfechos e cegamento (ECR II) - 4ª edição (10h)

Elaborando um protocolo de ensaio clínico randomizado: considerações estatísticas, éticas e operacionais (ECR III) - 4ª edição (10h)

Aspectos operacionais I: organização de documentos e dados de pesquisa - 2ª edição (10h)

Aspectos operacionais II: estruturação da equipe e tópicos regulatórios em pesquisa - 2ª edição (10h)

Aspectos operacionais III: implementação e acompanhamento do estudo - 2ª edição (10h)

Aspectos operacionais IV: gerenciamento e conclusão do estudo - 2ª edição (10h)

Estrutura e gerenciamento de Centro de Pesquisa - 2ª edição (8h)

Disseminação do conhecimento: publicações científicas e divulgação do estudo - 2ª edição (10h)




549 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page